GUARDIÕES DO MAR

🔍Buscando compreender melhor nossos esforços em favor dos ecossistemas costeiros e do bem-estar das comunidades locais?

Desde 1998, a Guardiões do Mar tem se dedicado incansavelmente a iniciativas educacionais, científicas e de conservação, com o objetivo de incluir, promover e proteger comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental.

Ao longo de nossa trajetória, cultivamos parcerias estratégicas em diversos setores, impulsionando negócios de impacto em harmonia com a natureza.

Nosso compromisso com a sustentabilidade permeia todas as nossas ações, fundamentadas em VALORES como transparência, ética, conhecimento, inovação, cidadania, responsabilidade, colaboração, resiliência e escuta atenta.

Descubra como nossos projetos têm impactado positivamente a região e como você pode fazer parte dessa transformação.

Clique no link abaixo para saber mais. 👇🌊✨

Mão levantada em sala de aula

Números que nos orgulham

Homem pilota barco em rio
Logo do Projeto Uçá

Iniciado em julho de 2012, o Projeto UÇÁ entra em sua quarta fase atuando em quatro eixos temáticos. Seu principal objetivo é a conservação dos manguezais, aliada à promoção de educação ambiental crítica, à geração de conhecimento científico e à democratização do saber sobre os ambientes costeiros marinhos.

Três crianças participam do Projeto EDUC, uma delas exibe cédulas do projeto
Logo do Projeto Guanabara EDUC Fase 2

Iniciado em novembro de 2017, como parte de nosso compromisso com o fomento ao protagonismo jovem e comunitário, o Projeto EDUC é uma iniciativa que busca abordar e propor soluções para os problemas socioambientais identificados por meio da Educação Ambiental em oito comunidades vizinhas à Refinaria de Duque de Caxias – REDUC.

Imagem da audiência durante painel do projeto Sou do Mangue
Logo do Projeto Sou do Mangue

Iniciado em outubro de 2020, com previsão até setembro de 2024, esse projeto de restauração florestal na APA de Guapi-Mirim abrange 10 hectares e envolve o plantio e manutenção de 25 mil mudas das três espécies de mangue da região.

Homem realizando plantio de mudas de flora local em mangue
Logo do Projeto Guanabara Verde

Iniciado em maio de 2021 e programado até abril de 2024, esse projeto de restauração florestal na APA de Guapi-Mirim abrange 12,2 hectares, envolvendo o plantio e manutenção de 30 mil mudas das três espécies de mangue da região.

Vista de paisagem de um mangue com área replantada
Logo do projeto Cazul

Criação de uma plataforma destinada a apoiar a gestão pública, entidades privadas e sociedade civil na compreensão das potencialidades do manguezal como um eficaz sequestrador de gases de efeito estufa, conhecido como carbono azul.

Grupo de jovens coleta lixo durante Projeto do Mangue ao Mar
Logo do Projeto Do Mangue ao Mar

Para promover o protagonismo e empreendedorismo dos povos do mar, valorizando suas culturas por meio do turismo de base comunitária, esse projeto tem como foco a conservação dos manguezais nas baías de Guanabara e de Sepetiba.

ONU - Objetivos de desenvolvimento sustentável