Logo do Projeto Do Mangue ao Mar

Do Mangue ao Mar

Para promover o protagonismo e empreendedorismo dos povos do mar, valorizando suas culturas por meio do turismo de base comunitária.

Esse projeto tem como foco a conservação dos manguezais nas baías de Guanabara e de Sepetiba. Destaca-se pela criação e implementação do Programa de Educação Ambiental para Combate ao Lixo no Mangue e no Mar (PEA-CoaLiMMAR).

Ele envolve também a formação de um Ecoclube com transferência de renda para 30 adolescentes e jovens.

Adota ainda práticas de pagamento por serviços ambientais, envolvendo a contratação de povos tradicionais para limpeza dos manguezais (por meio da Operação LimpaOca) e o fortalecimento de grupos constituídos (associações) de povos tradicionais.

Pesquisas nas áreas de atuação complementam o escopo desse projeto, que está em vigor de julho de 2022 a julho de 2025.

Financiador: Convênio Transpetro.

CONMANGUE, Congresso Nacional de Manguezais

Em 2023, comemorando o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e os 25 anos da ONG Guardiões do Mar, realizamos o primeiro Congresso Nacional de Manguezais, o ConMangue. O Encontro buscava fomentar uma parceria entre a ciência e o conhecimento tradicional em prol do ecossistema.

Com quatro dias de duração, foi realizado em formato híbrido, em Niterói, RJ e na Plataforma Pluriverso, onde se encontra disponível para quem quiser participar.

Foi o maior evento sobre o tema já realizado no país, reunindo povos do mar, poder público, academia e ONGs.

Galeria