Os manguezais são ecossistemas encontrados em regiões tropicais e subtropicais, desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade marinha. No entanto, enfrentam ameaças crescentes devido à urbanização desordenada e poluição costeira. A restauração florestal é, sem dúvida, uma ótima estratégia para reverter danos. Todavia, a falta de práticas adequadas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) pode comprometer tanto os resultados ambientais quanto a segurança dos trabalhadores.
Por isso, queremos partilhar aqui, um artigo que apresenta um relato de experiência envolvendo membros de uma comunidade tradicional de pescadores e catadores de caranguejo, na Baía de Guanabara -RJ. Nele, os autores analisam o uso de programas e protocolos de SSMA em um projeto de restauração florestal de manguezal.
No artigo são abordadas as medidas adotadas para garantir a segurança dos trabalhadores em um ambiente de condições peculiares. É nesse contexto que se destaca a importância da integração de práticas de SSMA na restauração florestal.
Aqui você pode ler ou descarregar o artigo completo.