Operação LimpaOca – Edição Especial Boti Recicla

A Operação LimpaOca – Edição Especial Boti Recicla, criada a pedido do O Boticário – uniu regeneração ambiental e valorização dos povos do mar em uma grande força-tarefa de limpeza realizada na Praia das Pedrinhas, na Baía de Guanabara. No dia 18 de janeiro de 2023, foi realizada uma grande ação de limpeza na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, em celebração ao Dia Estadual da Baía de Guanabara — data simbólica por relembrar um dos últimos grandes derramamentos de óleo que atingiram a Baía, do qual ela conseguiu se recuperar, reafirmando sua vitalidade e resistência.

Financiamento: O Boticário.

A iniciativa contou com a participação de 26 pessoas pescadores e povos tradicionais da Associação de Catadores de Caranguejo e Amigos dos Mangues de Magé, além do Coletivo Ressuscita São Gonçalo e equipe da ONG Guardiões do Mar, e, ao longo da apenas 3 horas de trabalho, foram removidas mais de 2 toneladas de resíduos coletados, triados e destinados corretamente.

O material coletado, após registro e pesagem, teve a sua destinação final em aterro sanitário devidamente regularizado, realizado pela empresa Ultrassol, que é credenciada junto ao INEA para tal atividade. Os materiais estavam contaminados devido ao problema com esgoto na área.

A seleção e a categorização foi realizada por um protocolo científico utilizado nacionalmente – com a inserção desses dados no mapeamento do Ministério do Meio Ambiente. Isso ajudará a formar um panorama dos resíduos que chegam à costa para efetiva implementação de ações pelo poder público.resíduos sólidos do litoral. A ação integrou conservação, geração de renda e participação comunitária, aproximando ainda mais o público do programa Boti Recicla e reforçando o compromisso socioambiental do Grupo Boticário.

Lançamento Livro Manguezais

A Operação LimpaOca – Edição Especial Boti Recicla, criada a pedido de O Boticário, uniu regeneração ambiental e valorização dos povos do mar em uma grande força-tarefa de limpeza realizada na Praia das Pedrinhas, na Baía de Guanabara. No dia 18 de janeiro de 2023, em celebração ao Dia Estadual da Baía de Guanabara — data simbólica que rememora um dos últimos grandes derramamentos de óleo que atingiram a Baía, da qual ela se recuperou com vigor —, a ação mobilizou pescadores, marisqueiras e lideranças tradicionais da Associação de Catadores de Caranguejo e Amigos dos Mangues de Magé, integrantes do Coletivo Ressuscita São Gonçalo e a equipa da ONG Guardiões do Mar.

Ao longo de apenas três horas de trabalho, os 26 participantes removeram mais de 2 toneladas de resíduos, que foram triados, registrados e destinados de forma ambientalmente adequada. A destinação final ficou a cargo da empresa Ultrassol, credenciada pelo INEA, uma vez que grande parte do material estava contaminada devido ao esgoto que chega à área.

A seleção e categorização dos resíduos seguiu um protocolo científico adotado nacionalmente, com posterior inserção dos dados no sistema de mapeamento do Ministério do Meio Ambiente, contribuindo para a construção de um diagnóstico mais preciso sobre os resíduos que chegam ao litoral e apoiando a formulação de políticas públicas.A ação integrou conservação, ciência cidadã, geração de renda e participação comunitária — fortalecendo a conexão do público com o Programa Boti Recicla e reafirmando o compromisso socioambiental do Grupo Boticário.

Feito com compromisso político afetivo pela Arte vetorial de uma espiral Kangen Comunidade Criativa